Ainda no tema dos Softwares de Cálculo,
O Ftool é um programa para a análise estrutural de pórticos planos. Tem como principal objetivo o prédimensionamento m simples e eficiente de estruturas. O programa foi inicialmente desenvolvido para uso em sala de aula, mas evoluiu para uma ferramenta frequentemente utilizada em projectos estruturais profissionais. Assim, foi lançada uma edição avançada, com licença comercial, de forma a satisfazer as necessidades dos projectistas de estruturas, mantendo a edição básica gratuita.
A edição básica do Ftool permite ao utilizador definir modelos de uma forma eficiente e simples. Analisa o modelo estrutural e oferece muitos resultados diferentes, tais como diagramas de forças internas e a configuração deformada da estrutura, bem como linhas de influência para qualquer ponto da estrutura e envelopes de resultados de cargas e esforços. As secções transversais podem ser definidas parametricamente de acordo com vários modelos (rectangulares, em T, em L e em I, etc.), selecionando a partir de um conjunto diversificado de formas padrão (AISC, Gerdau, etc.), ou genericamente (definindo as propriedades geométricas das secções, tais como a área e o momento de inércia). Os elementos estruturais podem ser calculados pela teoria de Euler-Bernouilli ou pela teoria de Timoshenko. Os apoios podem ser rígidos ou elásticos e podem ser inclinados ou sofrer deslocamentos impostos. Isto permite que vários tipos de estruturas, desde as mais simples às mais complexas, sejam modeladas no Ftool numa questão de minutos.
A edição avançada do Ftool acrescenta algumas funcionalidades para facilitar a sua utilização profissional. A ferramenta mais importante na primeira versão avançada são os casos de carga múltipla. Esta é uma necessidade real num projeto, porque uma estrutura real tem normalmente de resistir a vários carregamentos diferentes, tais como cargas vivas, vento de várias direcções, etc. Com a edição avançada do Ftool, é possível analisar todos estes casos de uma forma simples e direta. Também é possível criar combinações de cargas ponderadas e visualizar as envolventes de resultados para ambos os casos e combinações, apresentando de forma simples e clara o pior cenário para cada elemento de uma determinada estrutura.
Outra vantagem da edição avançada é a secção transversal prismática genérica para os elementos. Se nenhuma das formas paramétricas oferecidas pelo Ftool for uma representação exacta da forma real em uso, não é necessário calcular as propriedades geométricas e definir uma secção genérica, um trabalho que teria de ser repetido se a forma sofresse qualquer modificação. O utilizador pode simplesmente desenhar a forma como uma composição de trapézios, permitindo uma representação precisa de quase todas as secções transversais.
Enquanto estudante de engenharia civil, utilizavamos muito este software para retirar esforços de estruturas isoestáticas e hiperestáticas, é um bom software para confirmar cálculos e retirar esforços
Deixo aqui o link do ftools
0 comentários:
Enviar um comentário